terça-feira, 26 de outubro de 2010

Potosi - Cidade mais Alta do Mundo



Foi fundada em 1546. Em 1611 já era a maior produtora de prata do mundo e tinha à volta de 150.000 habitantes. Alcançou seu apogeu durante o século XVII tornando-se a cidade mais rica do mundo, devido a exploração de prata enviada à Espanha. No entanto, em 1825 a maior parte da prata já se tinha esgotado, e a sua população desceu até os 8.000 habitantes. Dizem os potosinos que seria possível construir uma ponte com toda prata explorada indo de Potosí a Madrid e outra de ossos e restos humanos voltando de Madrid a Potosí. No começo do século XX, a exploração de estanho se incrementou pela demanda mundial e, como conseqüência, Potosí voltou a experimentar um crescimento importante.
Há muita cultura à ser compartilhada com quem vier visitar Potosí. Sua população é na maioria bem humilde, em geral, pessoas com baixo nível de escolaridade e de renda baixa. A população boliviana tem a face marcada geralmente por traços de ascendência indígena, pele morena, cabelo escuro, olhos escuros.
Potosí é conhecida pelo seu vasto património arquitetônico. A Catedral Gótica, a Casa da Moeda, ou a Universidade Tomás Frias são bons exemplos desse património.

Estamos a mais de 4.000 m de altitude e já começamos a sentir seu desconforto.
Mesmo com dores de cabeça e cansaço fomos visitar uma mina de prata e conhecer os costumes e superstições dos mineradores como por exemplo observar e oferecer folhas de coca, cigarros e bebida a estátua da "Pachamama", quem lhes dá proteção no difícil e perigoso trabalho.



O roteiro inclui percorrer 2 quilometros no interior da jazida e descer 4 niveis de 30 a 40m de altura. O tour dura de 4 a 5 horas. Vá com roupas leves para vestir o equipamento de segurança por cima e leve alguns "regalos" aos mineradores como: folhas de coca, álcool, refrescos e até dinamites.



Eles tomam álcool (o nosso álcool de limpeza 98%) como forma de agradecimento e para oferenda a "Pachamama".
Tay e eu tivemos a oportunidade de conhecer e compartilhar desse momento com alguns deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário