sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Salar de Uyuni









O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km².
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente.


















Quando você visita o Salar de Uyuni, a primeira impressão é de estar sobre um campo nevado, de brancura ímpar. Mas o sal é mais brilhante que a neve, refletindo o sol como um espelho.






No verão, época chuvosa, várias áreas do Salar de Uyuni alagam, com camadas de até 30cm de água. Veículos podem atolar e há buracos capazes de engolir um carro (ou um turista desavisado).
Nós não chegamos a ver água mas podemos perceber esse " espelho d'água " quando algum de nós fazia xixi. Hehehe



Você entra no Salar de Uyuni por Colchani, um povoado cujos habitantes vivem da exploração do sal.
Tay e eu compramos Lhamas de sal de enfeite e imãs de geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário