sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Segundo Dia no Salar

Além do deserto de sal, ilha do Pescado, passamos também pela Reserva Eduardo Avaroa (parque nacional) onde fica a lagoa Colorada (sua cor rosa se deve as algas e minerais existentes) os flamingos completam a beleza!






Depois de passar pelo Salar de Challviri, perto da fronteira com o Chile, tem a lagoa Verde (esmeralda) e atrás encontra-se o vulcão Licancahúr (5920m). É possível, num mesmo "tour", conhecer lagoas de águas termais, sendo uma delas formada de piscinas e a outra natural.
Também existem geiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C, a mesma temperatura da água.











A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões no entorno do Salar de Uyuni já que situa-se sobre uma região de altiplano, 3650 m acima do nível do mar. A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida.

Na nossa segunda noite dormimos num alojamento inteirinho de sal (paredes e chão) as portas eram feitas de cáctus.



Esse tour de 3 dias/2 noites custou em média U$ 120 por pessoa, sendo que as reservas e parques nacionais a visita é paga a parte e lá na hora da visita.

tour salar em 3 dias



Saimos para o tour de 3 dias em uma Toyota 4X4 com o motorista, uma cozinheira e 6 turistas (contando com nós 2).
Diego (Argentino), Antônio e Gigi (Colombianos) e Polona (Islovênia).
Manu Chao foi praticamente nossa trilha sonora da viagem e consenso entre o grupo! =)


Além da extração de sal, o salar também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o cimitério de trens,
































hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura. Dá realmente a impressão de ser uma ilha, embora não esteja na água e sim sobre sal. Só vendo para crer.





Salar de Uyuni









O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km².
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente.


















Quando você visita o Salar de Uyuni, a primeira impressão é de estar sobre um campo nevado, de brancura ímpar. Mas o sal é mais brilhante que a neve, refletindo o sol como um espelho.






No verão, época chuvosa, várias áreas do Salar de Uyuni alagam, com camadas de até 30cm de água. Veículos podem atolar e há buracos capazes de engolir um carro (ou um turista desavisado).
Nós não chegamos a ver água mas podemos perceber esse " espelho d'água " quando algum de nós fazia xixi. Hehehe



Você entra no Salar de Uyuni por Colchani, um povoado cujos habitantes vivem da exploração do sal.
Tay e eu compramos Lhamas de sal de enfeite e imãs de geladeira.

Uyuni

O caminho de Potosi para Uyuni é lindo, pelo menos, pra quem nunca viu deserto...
Nem dormimos no caminho, isso porque são quase 6h de viagem!!












Chegamos em um dia de "festividad" aniversário da cidade e até que pegamos a cidade cheia. Uyuni acabou se transformando em cidade de apoio para quem quer visitar o Salar de Uyuni.













Chegamos na cidade a noite, mas a tempo de acertar o tour para o dia seguinte.









A partir de amanha nos separaremos de Bruno e Inês, pois faremos o tour em 3 dias e eles em 5.
Fomos jantar uma massa e tomar um bom vinho (Chileno) pra nos despedir.


Ideia Genial de Grazi!!




"Na noite passada, fui convidada para uma reunião com "as meninas". Eu disse a meu marido que estaria de Volta meia-noite:
- Prometo! Eu disse.

Mas, as horas passaram rapidamente e a champanhe estava rolando solta. Por Volta das 3 da manhã, bêbada feito um gambá, eu fui para casa. Mal entrei e fechei a porta, o cuco no hall disparou e "cantou" 3 vezes. Rapidamente, percebendo que meu marido podia acordar, eu fiz "cu-co" mais 9 vezes. Fiquei realmente orgulhosa de mim mesma por ter uma idéia tão brilhante e rápida (mesmo de porre) para evitar um possível conflito com ele.

Na manhã seguinte, meu marido perguntou a que horas eu tinha chegado e eu disse a ele:
- Meia-noite!
Ele não pareceu nem um pouquinho desconfiado. Ufa! Daquela eu tinha escapado! Então, ele disse:
- Nós precisamos de um novo cuco.

Quando eu perguntei - por que? Ele respondeu:
- Bom, de madrugada nosso relógio fez "cu-co" 3 vezes, depois, não sei porque, soltou um "caraaaaalhooooo!". Fez "cu-co" mais 4 vezes e espirrou. Fez mais 3 vezes, riu e fez mais 2 vezes. Daí tropeçou no gato, derrubou a mesinha da sala, peidou, vomitou no tapete e voltou para a casinha dele."